quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Agenda Mês Outubro

01/10
Duelo de MCs Tradicional
Graffiti: John One

08/10
Duelo do Conhecimento
Show: Konduta 79 / Rap em Fatos
  
15/10
Duelo Batevolta

22/10
Especial Danças
Show: Coquetel Periférico

29/10
Duelo Batevolta
Show: Zaika

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Din vs PP - 24 de setembro

Uma prévia do que foi a última edição do Duelo de MCs. Vídeo de uma das batalhas daquela noite. Duelo entre os MCs Din e PP. Saca só a performance dos caras.

Din vs PP - 24/09/10

Fechando setembro em grande estilo


















Depois de um bom tempo sem realizar batalhas de dança, na edição passada o Duelo de MCs promoveu um duelo de b.boys intenso, com integrantes de várias crews de BH e região metropolitana. Foram oito break boys inscritos, entre eles Clemerson (Laup Crew) e Lango Lango (Stance 333), que disputaram a final, encantado a todos os presentes com muita dança, feeling e estilo. Clemerson convenceu melhor os jurados e sagrou-se campeão, ao som do DJ Roger Dee, que também marcou presença por lá depois de algumas semanas sumido. De agora em diante, a proposta é dedicar sempre a última sexta do mês às danças do Hip Hop.

Mas a programação não ficou só no breaking. No encontro de 24 de setembro também rolou pcoket show e batalhas de MCs no palco do Viaduto Santa Tereza. Pela primeira vez se apresentando no Duelo, o grupo Codinome Favela deixou sua marca, com um show regado a letras contundentes e bases encorpadas.

Por fim, tiveram início as batalhas de rimas. Como a edição em cheque era dedicada à dança, os embates versados começaram por volta das 23H30. Portanto, não foi possível tirar um vencedor, já que o Duelo tem permissão para rolar até a meia-noite. As finais ficaram para a próxima sexta-feira, dia primeiro de outubro. Na ocasião, os MC Inti, FBC, DDG e Din – que, diga-se de passagem, protagonizou uma das melhores performances que o Duelo de MCs já assistiu – se enfrentarão, visando conquistar mais um troféu especialmente construído pelo senhor Luiz Moreira.

Por hora é só. No mais, sexta tem mais! No cardápio desta semana: Duelo de MCs Tradicional e graffiti com o artista John. É só chegar!

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Skate Party






















No próximo domingo, 26 de setembro, o espaço cultural Nelson Bordello recebe a Skate Party, comemorando o primeiro aniversário do portal NOVAZOO.COM. Assumem os CDJs, Truta (NovaZoo) e Junin Bum Bep (Família de Rua). O MC Leozin (G7 Crew) fará uma intervenção versada na festa. Mais informações no flyer.

Uma noite memorável


















Fotos: Denis Oliveira

Em 17 de setembro de 2010, o Duelo de MCs realizou mais uma de suas edições memoráveis. Em noite de Duelo Batevolta, os oito MCs convidados superaram as mais probabilidades mais otimistas e deixaram expectadores, jurados, organização, fotógrafos, videomakers e os demais presentes boquiabertos e estarrecidos, tamanha a inspiração em cada rima desferida ao microfone. FBC levou mais uma, derrotando o MC Nil Rec no confronto derradeiro. Mas desta vez, sem exageros, todos os participantes (FBC, Nil Rec, Destro, Inti, DDG, Crisin, Din e Well) merecem destaque por aqui.

Parabéns também ao público que marcou presença na ocasião, que deixou o clima da festa nas alturas, torcendo com vontade e sentimento a cada batalha anunciada. Foi bacana ver muitos rostos novos também. Como naquele dia o Duelo integrou a programação do Festival Transborda, muita gente que nunca havia ido ao viaduto apareceu por lá.

A trilha sonora da noite ficou por conta do DJ LB, que comandou, e com louvor, o som durante as batalhas de MC, roda de dança e nos intervalos. O cara está cada vez mais familiarizado com o Duelo de MCs e já se sente em casa no palco do Viaduto Santa Tereza. Quem assinou o graffiti da noite foi a artista Raquel (Kamikaze Crew), colorindo as pilastras do viaduto com seus bolinhos característicos.

Kdu dos Anjos também participou da festa. Ao lado do DJ Gui Dub, o MC fez o mini show da noite, comemorando um ano de carreira solo. Kdu dispensa apresentações. Ele é um dos nomes mais promissores do Hip Hop de Minas Gerais e, como em outras ocasiões, fez uma ótima apresentação no palco do Duelo de MCs.

Para encerrar, vale dizer que, assim como Fabrício FBC ganhou mais uma edição do encontro, Luiz Moreira (“o homem das mil ideias”) construiu mais um belíssimo troféu para o campeão da noite. O Hip Hop agradece!

No mais, amanhã tem mais! Na última edição de setembro, o Duelo recebe o pocket show do grupo Codinome Favela e realiza uma edição dedicada às danças do Hip Hop. É só chegar!

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Debaixo do Viaduto

Debaixo do Viaduto é um documentário de Fausto di Quarto. Filmado em 2009, o vídeo mostra (em sete minutos) o trabalho de promoção da cultura Hip Hop e ocupação do espaço público realizado pelo Duelo de MCs. É interessante perceber diferentes visões entre os depoimentos presentes no filme. Vale assistir!

Debaixo do Viaduto - 2009

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Arte e Comunidade
























Neste domingo (19), a Cia. Acômica promove o ciclo de reflexões "Arte e Comunidade". Trata-se de um fórum de discussões acerca de temáticas que aproximam a arte da comunidade. A Família de Rua, contando a experiência do Duelo de MCs, é presença garatinda em uma das mesas redondas. Confira a programação completa aqui.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Duelo de MCs e Transborda

Na próxima sexta, 17 de setembro, o Duelo de MCs realiza mais uma edição especialíssima. Desta feita, o encontro integra a programação do Transborda - Festival de Artes Transversais, que esta semana inunda Belo Horizonte com uma programação recheada de shows, oficinas, congresso e muito mais.

Na ocasião, além de ocupar, como de costume, o palco do Viaduto Santa Tereza, o Duelo também desembarca na Praça da Estação, onde acontecerá (simultaneamente ao viaduto) algumas das batalhas da edição dedicada ao estilo “Batevolta”.

Pra que não fique dúvidas, vale explicar: Ao mesmo tempo em que estiverem acontecendo as batalhas da primeira fase da disputa no viaduto, acontecerão batalhas também na Praça da Estação. Portanto, serão duas eliminatórias e uma semifinal no palco do viaduto, e duas eliminatórias e uma semifinal no palco montado na Praça da Estação. O duelo final será realizado no viaduto.

O restante da programação do encontro, que inclui roda de danças, intervenção de graffiti com a Kamikaze Crew e show do MC Kdu dos Anjos acontece normalmente sob os arcos do viaduto mais Hip Hop de Belo Horizonte.

Conheça a programação completa do Transborda aqui


Transborda - Festival de Artes Transversais

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Resistindo firmemente!
























Fotos: Denis Oliveira

Enquanto alguns se concentram em “cortar o barato” dos outros (ler post sobre a edição de três de setembro), o Duelo de MCs resiste firmemente a cada noite de sexta-feira. No último encontro, realizado em 10 de setembro, Fabrício FBC ganhou mais uma e fez valer seu posto de maior campeão do Duelo de MCs este ano. De quebra, ele levou pra casa, além da grana arrecada com as inscrições, o mais “style” e cobiçado troféu produzido para o Duelo até então.

Desta feita, o artista Luiz Moreira (que há várias semanas dedica seu tempo e criatividade para construir premiações para o Duelo de MCs) se superou e produziu a réplica perfeita de uma máquina de fliperama (ver imagem no cabeçalho), o que aguçou o pensamento e o desejo dos 15 mestres de cerimônias participantes da disputa.

Quem também ganhou com tudo isso foi o público presente na festa, que assistiu a um espetáculo repleto de boas disputadas, travadas a partir de dois temas bastante propícios à ocasião – “Organização Popular” e “Resistência”.

Destaque para os embate entre os MCs Destro e Vinição, batalha que levantou os gritos da platéia. Além da disputa final, claro, protagonizada por Destro, FBC e PP. No calor das rimas, Fabrício FBC aproveitou melhor a oportunidade e sobressaiu-se aos adversários, anotando mais um título de Duelo de MCs à sua carreira.
























A edição do dia 10 de setembro rolou sob a trilha sonora do DJ LB, que comandou, não só as pelejas rimadas como também a roda de danças que semanalmente enche os olhos de quem acompanha o encontro. A festa, honrosamente, ainda contou com a intervenção de artistas da PDF Crew, quando os paulistas Vespa e Fhero assinaram a pintura das pilastras do viaduto.

Por hora seria isso. Sexta tem mais!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Uma noite sem glória

DJ Juninho Bum Bep soltando uma ótima seleção de sons, oito MCs inspirados, um público sedento por boas rimas, B.boys e B.girls ansiosos pelo momento da roda de danças e muitos mais. Tudo isso, junto à merecida vitória (ao final) do MC Vinicin – que figurou no palco do Duelo pela segunda vez –, poderia, naturalmente, ser traduzido como o cotidiano do encontro das noites de sexta, debaixo do Viaduto Santa Tereza, em BH. Não fosse uma operação “bastante estranha” (para não dizer coisas piores) protagonizada pelo Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) na noite da última sexta, três de setembro.

Na ocasião, sem transmitir qualquer informação à organização do Duelo de MCs, a PMMG (munida de grande continente, muitas viaturas e policiais à paisana), e acompanhada da Rede Globo de Televisão e de outros órgãos ligados à segurança pública, compareceu ao Viaduto e protagonizou diversas cenas de desrespeito, arbitrariedade e coisas afins. Situação que, além de provar, mais uma vez, o despreparo dos profissionais da instituição, sobretudo na lida com os cidadãos, causou desconforto e apreensão nas pessoas presentes, de crianças à senhoras.

A ação foi justificada por um discurso de proteção e serviço à comunidade que neste caso não existe. Aqui, cabe citar a preocupação da Família de Rua (FDR) com a questão da segurança no Duelo. Ciente do papel e da responsabilidade do projeto, a FDR, há mais de dois anos, tenta desenvolver um trabalho de prevenção e conscientização junto à Polícia Militar. Neste período, foram realizadas diversas reuniões que tinham como foco pensar ações conjuntas para prevenir situações de violência durante os encontros. Em algumas dessas reuniões, acordos foram estabelecidos, mas o trabalho não deslanchou. Em outras ocasiões, simplesmente nenhuma atitude foi tomada.

Obviamente, em manifestações como o Duelo de MCs – organizado na rua, com entrada franca etc. –, há uma concentração grande de pessoas. E muitas dessas pessoas não respeitam o espaço e nem mesmo entendem verdadeiramente o que acontece ali. São aquelas figuram que, infelizmente, já saem de casa má intencionadas. Portanto, visando o bem estar das pessoas que frequentam (e respeitam) o espaço e a melhor execução do projeto, é necessário que exista uma parceria entre as diferentes partes envolvidas no processo. O que inclui, é claro, a participação da PM.

Participação essa, que no entendimento da Família de Rua, deve se dar cotidianamente, através de um planejamento estratégico que torne a cultura Hip Hop, os cidadãos e as instituições públicas parceiros de trabalho, que pensem e atuem de forma harmônica, visando o bem comum social.

Por fim, cabe dizer que a luta continua. Que o triste episódio do dia três de setembro possa despertar em todos nós um sentimento de reflexão, mudança e transformação. O Duelo MCs não pára! O Hip Hop não pára! Resistência! Sexta tem mais!

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Destro e DDG no Duelo

Na noite de 30 de julho deste ano, os MCs Destro e Pedro DDG presentearam o público do Duelo de MCs com um pocket show de primeiríssima. Na sequencia, o vídeo de um dos registros da apresentação. “Ninguém vai derrubar” é o nome da faixa.

Destro e Pedro DDG - Ninguém vai Derrubar

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Os 3 anos pela rede





















Passada a euforia da festividade, ficam os agradecimentos.

Na última sexta (27), quando o Duelo de MCs realizou edição especial de aniversário (comemorando três anos), o blog Per Raps – um dos mais relevantes e representativos do Hip Hop brasileiro – publicou uma ótima matéria sobre a trajetória de resistência e conquistas do projeto belo-horizontino.

Por aqui, o coletivo Família de Rua (FDR), como realizador do Duelo de MCs, agradece a equipe do Per Raps pelo espaço e serviço prestados à cultura Hip Hop. A FDR saúda também o blog Black Broder, o Mixsórdia, o site BH Eventos e a coluna Vibra BH (do jornal Hoje em Dia), além de todos os parceiros que fortaleceram na divulgação da edição comemorativa.

Clique nos links abaixo e confira as respectivas matérias

Per Raps

Black Broder

Mixsórdia

BH Eventos

Vibra BH