quarta-feira, 15 de abril de 2009

Protesto e luto


(Faixa Protesto pendurada sob o Viaduto Santa Tereza)
Raiva, ódio, revolta, tristeza, compreensão, apoio, reflexão. Quais foram os seus sentimentos diante da “faixa protesto” que figurou no palco do Duelo de MC’s na noite da última sexta?

A título de explicação, cabe dizer que a tal faixa continha a seguinte frase: “Devido ao grande descaso em relação ao uso de drogas, limpeza, integridade do espaço e à falta de respeito com o movimento Hip Hop, a Família de Rua se põe de luto”.

Diante desses dizeres, alguém se pergunta: “Qual o sentido dessa faixa”? Expliquemos: a veiculação dessa mensagem tem como objetivo maior impactar o público e todos aqueles que de alguma maneira estão envolvidos com o Duelo de MC’s. “Mas por que o luto”? Persiste o questionamento.

Há várias semanas, a Família de Rua (coletivo que o organiza o Duelo) tem observado e chamado atenção para uma série de atitudes dos freqüentadores do encontro. Dentre as quais, destacam-se: consumo de drogas durante a festa, depredação, vandalismo, falta de cuidado com o espaço, além da desconsideração com a cultura e o movimento Hip Hop. Mas as tentativas de conscientização não surtiram tantos efeitos.

Daí surgiu a necessidade de se tomar atitudes como a da última sexta: Deixar de realizar uma edição do Duelo, a fim de despertar algum tipo de sentimento naqueles que curtem, gostam, admiram, participam e freqüentam os encontros das noites de sexta.

Graças a muito trabalho, dedicação e perseverança, o projeto tem crescido e alcançado patamares talvez antes não imaginados. Mas, encher um anfiteatro de gente, ganhar status sociais e páginas na imprensa e, em contrapartida, sacrificar e abrir mão daqueles que são adjetivos primordiais da proposta – respeito ao próximo, amor à cultura urbana, consciência social, entre outros –, não tem sentido algum.

Portanto, sempre que necessário (para que a integridade do projeto seja preservada), ações de caráter enérgico serão adotadas.

Pense a respeito. Deixe sua opinião. Acompanhe as próximas postagens.

Família de Rua

14 comentários:

BrazucaNY disse...

Opa!

Legal a ideia da faixa... Mais acho que na verdade qu voce esta cobrindo o sol com a penera... Voce mesmo disse que o movimento esta crecendo e o projeto esta crecendo de forma nao imaginada. E do mesmo geito que um show ou uma partida de futebol todos estao ali para se divertir mais infelizmente existe pessoas que se divertem de forma diferente..
Lhe dou um exemplo mais realistico "Show do Racionais na praca da se"
o que aconteceu ? O mesmo que deve estar acontecendo com o projeto o movimento fica grande mais pessoas vem prestigiar e por bem ou por mal acontece isso..

Ai o video para quem nao viu:

http://www.youtube.com/watch?v=9-qynN3AHc0

E muito ***mais muito dificil que voce pesa para uma multidao se comportar.. E como o ditado diz no meio de um balde de maca sempre vai ter uma estragada...

valeu curto o projeto mesmo que nunca tenha tido a oportunidade de comparecer ao mesmo..

Abracos a todos..
david

Black Sonora disse...

Salve PDR!

Fiquei sabendo deste dia... ATITUDE!!! Essa é a idéia... vcs estão de parabéns não só pelo Duelo de MCs, mas por sempre estarem preocupados com o coletivo, meio ambiente, social e claro pelo movimento hip hop.

Continuem com esta ATITUDE sempre... que não vão faltar apoiadores.

No mais... aquele abrAÇO e cadê os vídeos??? rs

Yuga

Unknown disse...

Olá,eu era uma frequentadora do Duelo,ia logo que começou e achava o máximo!Porém nos últimos temposnão tenho tido muito tempo para comparecer e ainda quando posso desanimo muito de ir,pois sei que muitas vezes encontrarei com pessoas sem consciência e sem vontade de aprender,afinal ninguém nasce sabendo mas todos tem capacidade de aprender as coisas mais banais,como ser educado em relação ao ambiente que está usando.
Uma coisa que tnho a falar é o seguinte,muitas pessoas reclamam que autoridades não ajudam os movimentos de rua e coisa tal,mas ai na hora que um grupo de pessoas correm atrás ganham uma crdibilidade vem um "povinho" e estraga tudo,indo completamente contra o que o movimento prega...É FODA! não se pode nem mais ir debaixo de um viaduto curtir um som de boa,que infelizmente encontraremos com pessoas que querem utilizar drogas e não respeita lugares públicos e ainda depois reclamam.
SOU A FAVOR DESTE "PROTESTO/LUTO"

Familia de Rua está de parabéns com o projeto e as ideias "plantadas',agora vai de cada um...ter um pedaço de mundo melhor ou continuar no caminho que estamos!!

valeu
pazz a todos

Anônimo disse...

tenho amigos que vão lá e usam drogas....que pena!!!

falta de consciência....consciência de que por bem ou por mal vivemos em sociedade e de que em alguma hora vc tem que levar isso em consideração e respeitar o espaço público. ainda mais se este espaço público está sendo utilizado para alguma coisa que nós gostamos, no caso, o hip hop.

e outra coisa, eles vão lá, dizem curtir hip hop, mas não se interessam pelas rimas dos mcs, pela dança dos b.boys, pelo grafite, por nada....so ficam reclamando de tudo e enchendo a cara na maconha....ou as vezes vão so pelo movimento, como mais uma diversão de fim de semana, se esquecendo de tudo que está por trás desta manifestação cultural.

não adianta ser rebelde o tempo todo. falta pensar um pouco antes de agir...antes de acender o beck.

"vou apertar, mas não vou acender agora....se segura malandro, pra fazer a cabeça tem hora!!!!!"....já dizia o Mestre.

a Familia de Rua esta cumprindo o seu papel....assino embaixo e vida longa à Família...

Anônimo disse...

esqueci de comentar: pior que os rebeldes de plantão, é a polícia, que resiste em cumprir o seu papel e não apoia o Duelo de MC's como deveria. Se houvesse o policiamento que foi solicitado, nada disso estaria acontecendo, mas parece que o que a polícia quer é isso mesmo....deixar o pau comer pra no final acabar com o Duelo.

Unknown disse...

eu não discordo da ideia da faixa não....mais o porem que o evento e muito pulblicado e varios oportunistas aproveitam a ocasião pra praticar vandalismos e uso de drogas repentinos.....mais eu acho que a educação deve sair de dentro do evento por que gritar pedir infelizmente ninguem vai ouvir eu ja me deparei com pessoas que sobem no palco pra rimar fortalecendo ao vandalismo e ao uso indevido de drogas....se as proprias pessoas do rap não tem essa concientização quem terá....mais eu acho que parar o evento por causa disso não vai adiantar o porem que nem eu falei tem que começar a parar de deixar pessoas que fortalecem isso a subirem no palco...........

Renatinho C.P. disse...

Monge e Família de Rua, respeito a atitude de vocês e apoio.

Acho que o importante é não desistir do projeto nunca! O hip hop precisa ser expandido em BH, por que é uma cultura maravilhosa.

Sou médico e convivo com pessoas carentes e mais abastadas todos os dias. Em grande parte das vezes as mais carentes são as mais educadas e mais respeitadoras quando são tratadas com o respeito que todos merecem. Por isso acredito que as intercorrências mais graves no evento diminuirão.

Estava chengando lá no dia 10 pra participar como expectador pela 5 x e de repente me deparei com a faixa! Alguns amigos meus iam pela 1a vez lá... Vi no rosto da moçada do break e etc uma certa decepção e até desorientação meio melancólica... Todos estão habituados com a parada! A atitude teve muito impacto.

Sou ator de Stand up comedy (um dos pioneiros nesse movimento em BH) e além de escrever humor estou escrevendo meus raps. Me sociabilizei na adolecência dançando e ouvindo isto e nunca mais parei... Espero em breve estar no palco com vocês no decorado ou no freestyle zuando geral!

Diga-se de passagem a aparelhagem no show do Black Sonora impressionou e a energia do Parceria Firme bombou pra que gosta de verdade da parada!

Fui,
Renatinho C.P (MCDi)

Anônimo disse...

Muito engraçado!!!!
Os comentários das pessoas que são contra a ideia da faixa vcs apagam,pq??
Cada um tem sua opinião..Respeitar as pessoas tb é Legal...

AS RUSSAS disse...

Fiquei triste ao aparecer no viaduto ontem e não ver a Família de Rua a postos, fazendo o hip hop acontecer na cidade de BH.
Fiquei pensando em algumas coisas: na falta de apoio e consciência da polícia. Penso que os policiais poderiam ajudar a evitar o luto da Família de Rua, dos MC's, e de nós, que vamos ao duelo comemorar um tipo de violência, de agressividade, muito mais interessante pra cidade, pra convivência dos diferentes. Por que não passar pelos usuários de droga, tentando reprimir, e até, quem sabe, implicar cada um daqueles jovens no seu ato, no seu movimento, na sua rua. De tudo isso que é de cada um e de todos.
Ao mesmo tempo, fico pensando como a gente depende de certa forma, da repressão, da polícia, da inviabilidade, para sacar que uma coisa é importante. Cada um dos que fumam maconha ali deveria saber, por si só, que estragar aquilo é muito ruim.
Acabar com o duelo é afirmar uma forma de violência que não tem nada a ver com a rima, com a criatividade, com a cultura e com a vida. Essa violência ordinária, cada vez mais impetuosa, mais impressionante e chocante que nos rodeia, que nos invade quando vemos ou lemos os jornais.
Eu sinto muito pelo fato do Léo, por exemplo, depois de tanto apelar ao público da festa do hip hop mais consciência, que ele não tenha conseguido como merecia.
Por outro lado, me impressiona a intolerância diante do desvio e a incompetência para lidar com o desvio, fruto pessoal, familiar ou social. Esse poderia ser o foco já que, com o desvio aconteceram tantos grupos e artistas interessantes, tantas expressões culturais na cidade. Afinal, o rap, assim como o rock, nos lembram que o homem é constituído com algo que desvia, que sai da norma. Agora, quanto mais a norma se impõe de forma inteligente e aberta, menos é necessária a rebeldia desnecessária.
Quero pedir a todos, jovens, mc's, policiais. Prestem atenção: a vida é a meta, deve ser, e nada expressa mais a vida do que a arte, o movimento.
Espero que tudo dê certo.
Quem sabe não rola de conversar com esses meninos, que usam droga ali, explicar como é essa história de droga, de hip-hop, sei lá.
o que sei é: contem comigo. O duelo, aquele surpreendente dos Mc's, precisa continuar e se abrir para trabalhar os que estão em volta, os que estão no movimento, atuando e nos divertindo e fazendo pensar.
Agora, Pelo amor de Deus, Serraria: qual é a implicância com o duelo? Ajude, vale a pena. Tenho certeza.
Ludmilla

Ludmilla disse...

acho que o luto faz sentido. luto pela ausência do duelo na sexta. Luto pela falta de implicação e responsabilidade de quem contribui com o fim do duelo, com problemas com a polícia. Luto por essa juventude que não conquista o que é seu, e quer tudo caindo do céu. Luto pelos mc's, dj's, b-boys que tem um espaço importante de expressão prejudicado. Agora, tem que sair do luto e lutar por esse espaço
Alguém acha que quem usa droga ali vai parar de usar se acabar o duelo?
Tomara que seja possível abordar essa galera de forma efetiva, que essa galera que tenta avacalhar o esquema fique mais lúcida.
Lutar não quer dizer brigar, mas tomar pra si a responsabilidade pelas coisas.

PDF Crew Nacional 3d disse...

sexta tem?

Anônimo disse...

Vocês da família de rua tem o direito de ficar de luto. Mas, vocês deveriam respeitar a maioria das pessoas que vão lá no duelo toda sexta feira pra curtir, comunicando aqui no site que não ia rola o duelo. Porque tem pessoas que saem de tudo quanto é canto da cidade pra prestigiar o evento e chega lá e não tem ai é palhaçada.
Ah engraçado pra fazer duelo vocês se encontram de luto. Mas, pra ir no Conexão Vivo vocês todos tem a maior disposição. Enquanto vocês se divertiam la na sexta feira dia 17-04 muitos estavam la de baixo do viaduto esperando se ia rola o duelo.
Ai vamos ser mais coerentes nas coisas que pregamos, para não sermos hipocritas.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Eu fui ao viaduto na sexta,encontrei com amigos,esperei,esperei...Realmente achava que iria ter duelo,mas não teve.Moro longe,mas sinceramente para mim e muitos não foi perda de tempo ir até lá e saber que não iria ter nada,pois muitas pessoas pararam para refletir sobre suas atitudes errôneas(inclusive eu).Eu curto Punk,sempre odiei Hip Hop,confesso que por preconceito,pois nem conhecia a ideologia de quem realmente curtia o movimento.Desde que comecei a frequentar o lugar,minha concepção mudou totalmente.Toda sexta,meu destino é o duelo,não falto a nenhum.Venhamos e convenhamos,se fosse comunicado a todos que não haveria duelo naquele dia,as pessoas não iriam sofrer nenhum tipo de impacto,ou seja não iriam parar para pensar em nada.Certamente iriam arrumar outra coisa pra fazer,ou outro lugar pra ir,e na próxima sexta,continuar com seus atos impensados.Para exigir-mos respeito,temos que primeiramente,respeitar a nós mesmos,e neste caso,o lugar onde frequentamos.Já pensou se por insensatez e imparcialidade nossa,o duelo de Mcs acaba?O que vamos fazer?Nos lamentar depois?Isso sim é hiprocrisia....
Repeito o pensamento de cada um,mas vamos parar um pouco,e refletir.....