terça-feira, 30 de junho de 2009

De mãos atadas

É difícil de acreditar. Mas na última sexta, após quase dois anos, o Duelo de MC’s não aconteceu. E alguém se pergunta: Mas em outras ocasiões o encontro também deixou de acontecer, não é verdade? Sim. Mas das outras vezes a ausência do Duelo foi planejada, ou pelo menos prevista.

Desta vez, todos nós – organização, artistas e público –, fomos pegos de surpresa. Pra esclarecimento de todos, é importante explicar que existe um combinado que diz respeito ao funcionamento e manutenção do ponto de energia (que não é fixo) instalado debaixo do Viaduto Santa Tereza.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), por motivos de segurança, principalmente, se compromete em fazer a ligação desse ponto toda semana. Na última sexta, devido ao grande número de ocorrências ocasionadas por uma forte chuva (essa parece ser a explicação mais plausível para o fato), a Cemig simplesmente não apareceu no Duelo. Resultado: Não houve fornecimento de energia. E sem eletricidade os equipamentos não funcionam. E sem os equipamentos não há Duelo. A Família de Rua acionou a Cemig diversas vezes durante a noite. Mas os contatos não tiveram final feliz.

Estavam programados para o dia 26, os shows das bandas Sem Meia Verdade e Julgamento, além do Projeto Arte Favela. Antes das 20H os equipamentos estavam montados e os artistas devidamente apostos. Mas foi impossível realizar as apresentações. O que realmente foi lamentável.

Como o Duelo de MC’s é espontâneo e, sobretudo, democrático, quem esteve por lá na noite da última sexta não voltou pra casa completamente insatisfeito. Em meio ao constrangimento causado pela falta de energia, os presentes puderam conferir as intervenções dos artistas Alexandre Rato e Nadu Soares, que coloriram as pilastras do Viaduto. Sem falar numa roda de dança e capoeira animadíssima, ditada pelo ritmo de tambores tribais. Tambores esses surgidos no meio da galera que frequenta o encontro.

Essa semana é a vez do Duelo de MC’s Tradicional, marcado por ataques inteligentes e respostas mais do que instantâneas. Desta vez, com ou sem a intervenção da Cemig, o Duelo acontecerá. A Família de Rua garante. É só chegar!

Nenhum comentário: