terça-feira, 31 de agosto de 2010

Que venham os próximos anos!
























Resistência, amor, ocupação, respeito, organização, diálogo, celebração. Essas talvez sejam boas palavras para traduzir os três anos de atuação do Duelo de MCs, comemorados em grande estilo na última sexta-feira, 27 de agosto.

Na ocasião, sob a dinâmica das tradicionais batalhas de rimas improvisadas – quando mestres de cerimônias (MCs) se enfrentam em rounds de 45 segundos de duração –, Vinição foi o nome da noite, arrematando mais um título de Duelo.

Para a edição festiva, a Família de Rua havia planejado um duelo com a participação de MCs que há muito tempo não se apresentavam no palco do Viaduto Santa Tereza. Como apenas dois dos convidados (Buchecha e Kaso) marcaram presença, os embates foram divididos entres duelistas convidados e outros inscritos minutos antes da primeira disputa.

Entre sorrisos, deboches, palmas e gritos, os MCs Vinição e Kaso chegaram à final, quando travaram uma interessante e acalorada batalha, vencida nos detalhes por Vinição. A vitória rendeu a ele o dinheiro (semanalmente) arrecadado com as inscrições dos MCs, uma lata de spray cuidadosamente customizada pela Rupestre Crew, um bolo de aniversário construído a partir de discos de vinil (mais uma obra do artista Luiz Moreira) e ainda uma camiseta estampada pelo grafiteiro Bagu.

Mas a festa não ficou apenas nas rimas. Lançando seu primeiro disco solo – intitulado “Cosmopolitas VL1” –, B.Réu se apresentou pela primeira vez no palco do Duelo. Ao som de muito Rap, Ragga e Drum’n’Bass, ele colocou o público pra dançar, contando com a participação dos MCs Eazy-CDA e Paul MX.

Na sequência do show, a dança entrou em cena. Eexpandindo a cultura original dos B.boys, a Spin Force Crew e os MCs PDR Valentim e Monge (ambos da Família de Rua) apresentaram aos expectadores uma misto interessantíssimo de coreografias e versos.

A edição de aniversário também foi marcada pelo lançamento de uma série de bottons comemorativos que fazem referência a breve história do Duelo de MCs. Os bottons estão sendo vendidos a R$3 cada, dois custam R$5. Eles podem ser encontrados durante o Duelo.

Por fim, vale registrar a participação do DJ LB, que comandou os toca-discos durante toda noite e a partir de então participará mais ativamente do Duelo. Outra figura que marcou presença na festa foi o grafiteiro Ed-Mun, responsável, entre outras vezes, por colorir as paredes do viaduto com seus traços tridimensionais.

No mais, sexta tem mais.

Nenhum comentário: