segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Resistir Sempre


















Equipada de despreparo e autoritarismo, na companhia do Juizado da Infância e da Juventude e da TV Record, a Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) protagonizou cenas lamentáveis na noite da última sexta-feira durante o “Duelo de MCs”.

Sob o argumento de uma “operação policial que visava prevenir e coibir o consumo e o tráfico de drogas no local”, a instituição que responde pela segurança pública do estado, sem comunicar previamente o coletivo Família de Rua (FDR), chegou ao viaduto Santa Tereza por volta das 22h40 dando ordens para que o Duelo fosse interrompido e solicitando que o som fosse desligado imediatamente para que a “operação” acontecesse.

Questionado da situação e da postura assumida pela polícia naquele momento, o Tenente Albuquerque (comandante da ação) evitou o diálogo, dirigiu-se aos integrantes da FDR de forma bastante arrogante e ainda ameaçou usar a força caso não fosse atendido.

Ciente dos seus direitos e munida do alvará de funcionamento, a Família de Rua assumiu a responsabilidade e reiniciou o “Duelo de MCs”. Durante a atuação da PM centenas de pessoas foram revistadas e algumas detidas, incluindo menores de idade que portavam drogas e bebidas alcoólicas. Tudo foi registrado por profissionais da TV Record, que em nenhum momento demonstraram interesse em mostrar as manifestações artísticas que aconteciam no palco ao lado.

Ao final da noite, numa demonstração desnecessária de autoridade e poder, Albuquerque e sua equipe, após não deixarem que dezenas de pessoas saíssem dos arredores do viaduto por cerca de 40 minutos, submeteram os integrantes do coletivo Família de Rua a uma revista minuciosa. Mais uma vez, o abuso de autoridade e a falta de diálogo, presentes em frases como: “eu quero os quatro de pé na minha frente agora”, “eu estou mandando, de pé aqui embaixo agora”, marcaram os acontecimentos.

Contextualizando

No último dia 24 de agosto o “Duelo de MCs” completou quatro anos de atividades em Belo Horizonte. Como já é do conhecimento de muitos, desde o início, entendendo a necessidade de estabelecer parcerias que contribuam com o trabalho realizado debaixo do viaduto Santa Tereza, o coletivo Família de Rua propõe o diálogo com as diversas instituições envolvidas no processo, o que inclui, por exemplo, a Prefeitura de Belo Horizonte e a PM-MG.

De fato, o crescimento do público e da visibilidade do “Duelo de MCs” pressupõe uma atuação mais efetiva no que diz respeito a garantir a estrutura necessária para a realização do encontro e a segurança pública no espaço. Os diálogos avançaram e continuam avançando em algumas instâncias, mas permanecem inertes em outras.

Como já informamos em outras ocasiões, por diversas vezes procuramos a Polícia Militar buscando prevenir e resolver os problemas, sobretudo o uso e tráfico de drogas no “Duelo de MCs”. Reuniões foram realizadas, acordos estabelecidos, mas, de fato, nada foi cumprido. Sem apresentar nenhum estudo concreto acerca da situação, a polícia simplesmente não atua preventivamente no “Duelo de MCs” alegando falta de contingente.

Resistência

A atuação despreparada da PM, dos órgãos de proteção à criança e ao adolescente e da mídia sensacionalista na noite da última sexta-feira reforça ainda mais o posicionamento da FDR diante deste tipo de situação. Não vamos ficar de braços cruzados. Se até então lutamos e resistimos por acreditar nos ideais e princípios da cultura Hip Hop e na legitimidade da nossa atuação, o faremos com mais afinco.

O diálogo com o poder público, em suas diferentes instâncias, continua. E, querendo algumas pessoas e instituições, ou não, contando com a colaboração dos mais diferentes atores – público, grupos e coletivos culturais, artistas, instituições públicas etc. – trabalharemos para solucionar os problemas, superar os obstáculos e manter o “Duelo de MCs” acontecendo a todo vapor.

Vida longa à cultura de Rua!

Atenciosamente,

Família de Rua.

16 comentários:

Contos de F. disse...

Gostaria de declarar o meu apoio à Família de Rua e dizer que, por mais difícil que seja a resistência, e por mais “difíceis” sejam as pessoas com as quais vocês têm que lidar para alcançar objetivos e realizar sonhos, vocês têm feito isso de maneira muito íntegra e justa, tornando-se motivo de orgulho e um grande exemplo, nos levando a pensar o tempo todo sobre o que é o exercício da cidadania e como é importante que a gente imponha sem medo os nossos direitos àqueles que, de maneira equivocada, querem nos impedir de exercê-los.
Mais uma vez vocês estão de parabéns.
Abraço a todos,
Carol De Filippo

Vegah. disse...

Resistência, nunca irão calar a voz do povo, contra qualquer forma de opressão a quem é fonte de cultura, autoridades, cuidem de quem é fonte de violência, de desarmonia, Longa vida ao Família de Rua!

Anônimo disse...

Só pra constar, a "policia" n se resume a essa gente que acha que manda a onde chega só porque ta com arma na mão! trabalho na brigada e curto rap afu! e falo com certeza que n da pra generalizar .. atitude mesquinha de colegas despreparados. lamentavel isso.

Blessed disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Blessed disse...

É evidente que a instituição da polícia pretende criminalizar o movimento. Mais ums vêz com o pretesto de combater o uso de drogas, o estado fará dos integrantes e frequentadores massa de manobra. É uma pena que tenhamos que lhidar com um estado enferrujado e vanguardista como este.

nissin disse...

tem que mandar pro cqc

Trucks disse...

But even if there will be lots of challenges ahead in terms of repairs especially on the costs that will be involved, you should not fall back in thinking for investing for a truck and operate a company. If it's your dream you need to find ways and do whatever it takes. If you had bad experiences before then settle the accounts and forget about the mistakes done.

jay68 disse...

vida eterna a cultura H2,resistir sempre com certesa ñ vamos nos cuva aos otarios fardados e nem aos fdp dos traficantes que usam e distorcem a essencia da nossa cultura.UM SALVE P/TODOS ....PAZ, MISTER JAY

aline patricia disse...

inspiração importante sim, naum é qualquer que segue em frente e dança um bom break, representa tudo que eu vejo, o grafite na parede já defende algum direito daquele jeito ,assim que é ,tem que por fé, naum de ré bota fé no que é naum nos mané eu vejo a correria todo dia quem acredita naum é de hoje e a luta continua resitencia familia...tamo junto!

aline patricia disse...

inspiração importante sim, naum é qualquer que segue em frente e dança um bom break, representa tudo que eu vejo, o grafite na parede já defende algum direito daquele jeito ,assim que é ,tem que por fé, naum de ré bota fé no que é naum nos mané eu vejo a correria todo dia quem acredita naum é de hoje1resistencia familia,tamu junto!

Anônimo disse...

que bosta. tem tudo que se foder mesmo. bando de hipócritas.

Nina Lana disse...

Eu achei isso uma falta de respeito ENORME, com as pessoas que estavam lá, eles chegaram de uma forma muito desrespeitosa, e na minha opinião dps de tanto tempo com o duelo por que tinha que fazer essa operação junto agora ? e outra tem tanto bandido precisando ser preso e tantas outras irregularidades e eles vem se preocupar em atrapalhar a cultura ?!! faça me o favor . Eles querem fazer o que é mais fácil pra eles, como bater em pessoas abusar da sua minima autoridade, e pagar de machões só por que tem umn cacetete e uma quadrada da cintura.
MINHA OPINIÃO, E Salve Familia de Rua, Duelo de MC'S . é nós com polícia e sem polícia á favor da cultura e liberdade de espressão .

Opanijé disse...

Estávamos lá no Duelo nesse dia a convite do Coletivo Família de Rua. Esse tipo de ação nos deixa não só indignados, mas também imbuídos no desejo de unificar as forças e as vozes dos grupos que trabalham com cultura negra em todo o país. Só assim poderemos enfrentar arbitrariedades como essa vindas de um poder público que deveria nos representar.Axé a família de rua e todo apoio daqui de Salvador-Ba ao Duelo de MCs

PARKS disse...

VEJA COMO FOI TODA A AÇÃO

http://parksdance.blogspot.com/2011/09/acao-da-policial-militar-interrompe.html

Cesar Schwenck disse...

Brutal Crew / Liga dos MC's / A "Tradicional" Batalha do Real - Apoiamos a "Família de Rua" e o "Duelo de MC's" por acreditar que a cultura é um grande e importante instrumento de mudança.
Vocês são exemplo, referência e inspiração!
Obrigado pelo trabalho realizado!
Estamos juntos para o que for necessário!

Anônimo disse...

Apoio a Família de Rua, apoio o movimento, apoio tudo... Menos uma coisa:

DROGAS

Sempre em evento de rap tem gente que fuma, e bebe, menor fumando, menor bebendo, a bagunça anda solta... Isso consequentemente, atrai policiais aos eventos.

A oposição policial deve existir, isso é normal, tem que reprimir? tem. Tem que ver quais lados estão errados... Mas chegar com represão e diminuir o som... ou até desligar, é demais...

Maconheiros de plantão, vamo fumá em casa, pq o barato tá loko, desse jeito não haverá mais eventos pô...

Já digo, sou totalmente contra as drogas e isso extrapola nos eventos... Chegou a hora da molecada se conscientizar... Que Jesus abençoe a todos...