terça-feira, 22 de novembro de 2011

Missão dada pra nós é missão cumprida


Foto: Junia Morais

A cada noite de sexta-feira, a cultura Hip Hop de Belo Horizonte escreve um novo capítulo da sua história. O Duelo de MCs tem sido local de renovação constante e vitrine permanente para aqueles que acreditam e trabalham focados na essência e nos princípios enraizados nas manifestações artísticas urbanas.

Durante a última sexta, os elementos vivos – DJs, MCs, dançarinos e escritores (grafiteiros) – protagonizaram mais uma edição histórica do Duelo de MCs sob os arcos do Viaduto Santa Tereza. Well, que tem demonstrado ser um dos mais talentosos e promissores MCs mineiros da atualidade, venceu, pela terceira semana consecutiva, as disputadas travadas naquele palco. No mesmo pique, o MC Monge, que apresenta semanalmente o Duelo, fez um show visceral, acompanhado de boa parte da nata de artistas do Hip Hop de BH.

Duelo Tradicional, Duelo do Conhecimento, Duelo Batevolta. Antes na história de quatro anos de Duelo de MCs, talvez nenhum outro duelista tenha vencido, seguidamente, as três modalidades de batalhas apresentadas no palco do Viaduto. Campeão nos dias 18, 11 e quatro de novembro, o MC Well grava, de uma vez por todas, seu nome no hall dos grandes rimadores das Minas Gerais.

Com grande satisfação, o Duelo ainda recebeu, naquela noite, o Fora do Padrão. Local de Vitória (ES), o grupo se apresentou pela primeira vez em um palco belo-horizontino. Seus integrantes não esconderam a felicidade de se apresentarem no Duelo de MCs e apontaram o espaço como um local que abriga o verdadeiro Hip Hop.

Mas o grande momento da noite foi a apresentação do MC Monge. O mestre de cerimônias que integra o coletivo Família de Rua trouxe para o palco do Duelo toda a carga e experiência de mais de uma década de vivências na cultura Hip Hop. Acompanhado do DJ LB, dos MCs Dmorô, Digô e Vinição, dos dançarinos do grupo Spin Force Crew e dos grafiteiros Anjo e Ed-Mun, Monge apresentou com maestria músicas do projeto Caminho de Zion, que está em pleno processo de produção.

Ele cumpriu, literalmente, sua missão. Fez o público cantar em coro os refrãos das faixas apresentadas e trouxe a galera na palma da mão no momento mais alto do show: quando os b.boys e b.girls da Spin Force Crew abriram uma roda calorosa embaixo do palco e os MCs acompanharam à altura, tecendo versos ao som do break beat. Foi uma noite especial, um presente para a cidade. E o Hip Hop agradece!

Monge no Duelo de MCs - O Despertar - 18/11/11

Nenhum comentário: