terça-feira, 7 de agosto de 2012

Duelo de MCs 5 Anos






















Duelo de MCs comemora 5 anos com 4 semanas dedicadas a cada um dos elementos artísticos do Hip Hop e 1 grande evento nacional pra fechar as comemorações 

No dia 24 de agosto de 2012, o Duelo de MCs completará cinco anos de atuação em Belo Horizonte. Para comemorar este momento único, o Coletivo Família de Rua preparou uma programação especialíssima, com quatro semanas de festa dedicadas a cada um dos elementos da Cultura Hip Hop, durante todo o mês de agosto, que culminam com a realização do “Duelo de MCs Nacional”, evento que reunirá MCs de sete cidades brasileiras, batalhando no palco do Viaduto Santa Tereza.

Desde agosto de 2007 são mais de duzentas semanas de lutas, resistência e muitas conquistas pelas ruas da capital de Minas.

Aquele encontro que começou tímido, com uma roda formada por 20 pessoas atentas à performance de alguns MCs locais, hoje se tornou um dos mais maiores e mais expressivos encontros da Cultura Hip Hop no Brasil. A cada noite de sexta-feira o Duelo reúne cerca de mil e quinhentas pessoas debaixo do Viaduto Santa Tereza, no centro da cidade. Gente de todas as regiões da cidade, de diversas idades e diferentes classes sociais se junta para viver e celebrar esse encontro único das artes e artistas do Hip Hop.

São MCs, DJs, dançarinos, dançarinas, grafiteiros e grafiteiras que fazem da rua, do espaço público, do concreto de um viaduto, o seu grande palco, transmitindo ali toda a beleza, essência e originalidade das manifestações artísticas que nasceram nos subúrbios do Bronx, em Nova York, no início da década de 1970. Os 5 anos de Duelo de MCs serão comemorados em noites dedicadas a cada um elemento artístico do Hip Hop – dança, grafitti, DJ e MC, em noites de festas temáticas nas sextas-feiras de agosto:

3 de Agosto – Noite de Danças 

As comemorações pelos 5 Anos do Duelo de MCs começam na noite de três de agosto com uma festa que celebra os mais diversos estilos das danças urbanas, com batalhas de B.Boys, Hip Hop Dance, House e Locking, exibição de vídeos e apresentação de dançarinos da velha guarda do soul de Belo Horizonte.

10 de Agosto – Noite do Graffiti 

O Graffiti é o tema da noite de 10 de agosto. Para ocasião, diversos artistas serão convidados com a missão de produzirem um grande painel temático, intervindo em muros localizados nos arredores do Viaduto Santa Tereza. A noite do Graffiti também contará com intervenções de MCs a partir de temáticas oriundas do universo do Graffiti e da Street Art. Será realizado ainda desfile com grifes que dialogam com a estética do Grafitti.

17 de Agosto – Noite de DJs 

Na terceira semana de agosto, o Duelo de MCs será dedicado aos DJs, os maestros da Cultura Hip Hop. Nesta data será realizado um grande encontro no palco do Viaduto Santa Tereza, com a presença de importantes nomes da arte dos toca-discos.

24 de Agosto – Duelo de MCs Tradicional

O Duelo de MCs completa exatos 5 anos em 24 de agosto. Nesta data, o encontro volta às suas origens e acontece na Praça da Estação, cartão postal de BH, em frente ao Projeto Miguilim, local onde tudo começou. Para a noite dedicada aos MCs, a Família de Rua convida oitos duelistas da primeira geração de artistas que protagonizaram duelos e encontros memoráveis no centro de Belo Horizonte para reviverem esses momentos. A noite ainda contará com show de Kdu dos Anjos.

Para fechar a programação comemorativa, na tarde de 26 de agosto o Viaduto Santa Tereza receberá a esperada final do Duelo de MCs Nacional:

Duelo de MCs Nacional 

O Duelo de MCs Nacional vai acontecer embaixo do Viaduto Santa Tereza, berço do Duelo de MCs, na tarde de 26 de agosto de 2012. Na ocasião, representantes de 7 cidades brasileiras  (Belo Horizonte, Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória) sobem ao palco para disputar, verso a verso, o título do melhor MC improvisador do país. Além dos duelos improvisados o evento também contará com apresentações de dança,intervenções de Graffiti e oficinas, atividades que se espalham pelo grande corredor do Viaduto Santa Tereza, celebrando as raízes do Hip Hop. 

Conquistas x Desafios 

Nos últimos anos, o Duelo de MCs ganhou legitimidade, superou obstáculos, entrou para o calendário da cena cultural belohorizontina, ganhou visibilidade na imprensa, inspirou novas batalhas em diversos estados, viajou pelo Brasil e participou de grandes festivais, como Conexão Vivo, Feira Música Brasil, Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte, Festival de Arte de Negra de Belo Horizonte, Verão Arte Contemporânea, entre outros. Além de ter se tornado também uma referência nos debates que discutem a ocupação dos espaços públicos e atuação da juventude em Belo Horizonte.

O Duelo de MCs revelou ainda grandes nomes da rima improvisada brasileira, com destaque para Douglas Din, Vinição, FBC, Destro e Well, que atualmente são considerados linhas de frente nas batalhas de MCs Brasil afora. Além disso, o projeto também recebeu em seu palco artistas de peso do Hip Hop Nacional, como Elo da Corrente, Rodrigo Brandão, Rashid, Marechal, Criolo, Renegado, Lurdez da Luz, André Ramiro, AXL, Dexter, Doncesão, Kamau, entre outros.

Conquistas que, no entanto, ainda não resultaram na solução de algumas questões básicas que ainda persistem, mesmo depois de cinco anos. Ainda é uma batalha para o coletivo Família de Rua conseguir viabilizar e garantir, junto ao poder público, algumas necessidades essenciais para o espaço, como melhoria na iluminação, limpeza adequada e segurança.

O diálogo é permanente e o desejo é persistir na busca de propostas e alternativas para solucionar problemas básicos e estruturais para este movimento que tem como base de sustentação os princípios da cultura Hip Hop, que propõem a paz, o amor, a união e a diversão como ferramentas de atuação. 

SERVIÇO: 

3 de Agosto – Noite de Danças
0 de Agosto – Noite do Graffiti
17 de Agosto – Noite de DJs
24 de Agosto – Duelo de MCs Tradicional
26 de Agosto - Duelo de MCs Nacional

4 comentários:

Anônimo disse...

Falta postar o horario do duelo Nacional dia 26 domingo.

Josimar B.Boying disse...

gostaria de aproveitar o espaço para mostrar um outro lado do Dj Roger Dee, o seu lado BBoy...paz


http://www.youtube.com/watch?v=_fY2d_2uvoc&list=UU2aW5IuWTPwTZY8phF2ru6A&feature=plcp

Ian disse...

Já tem a lista dos classificados do duelo nacional?

Xernobyu disse...

Nem deram uma atenção ao duelo nacional, não postaram vídeos e não falaram sobre o assunto!!!