Não se trata de ser chato, taxativo ou repressor, mas o Duelo de MC’s é conduzido por algumas regras, que precisam ser cumpridas, para que o projeto caminhe sem maiores dificuldades. Na última sexta, dia 14, data da 24ª edição do Duelo, algumas questões referentes a essas regras foram motivos de polêmica. De certo, a noite já começou tensa, em função do tempo chuvoso e dos problemas que a organização do projeto teve com o gerador de energia usado para ligar os equipamentos de som, que desarmavam a cada cinco minutos até o problema ser resolvido.
Apesar dos transtornos operacionais, os pontos que merecem ser destacados aqui são de outra natureza. No calor das batalhas, quando a Família de Rua fez valer as regras estabelecidas, principalmente no que diz respeito às manifestações de caráter racista e preconceituoso, houve estranhamento, tanto por parte dos mestres de cerimônias quanto por parte do público. Vale lembrar que, antes do início de cada edição, os MC’s são orientados acerca deste tipo de comportamento. E a orientação diz que: mediante a conduta racista, machista, etc, o MC será imediatamente eliminado da disputa. Portanto, não há motivos para o estranhamento. As regras não têm a intenção de reprimir a liberdade do MC, mas sim de evitar a confusão, a ofensa e a repulsa. O propósito é que os mestres de cerimônias consigam mostrar seu talento e habilidade com as palavras e, ao mesmo tempo, respeitar as diferenças e o próximo.
Outra situação que merece ser ressaltada diz respeito a qualidade das rimas proferidas pelos MC’s, peças-chave da festa. Para o bom andamento de uma batalha de Freestyle, é essencial que seus astros, os MC’s, protagonizem embates inteligentes, carregados de criatividade e destreza, para que o nível do projeto se eleve cada vez mais e não haja brechas para nenhum tipo de picuinha ou polêmica. Portanto, para que o Duelo de MC’s cresça e se solidifique ainda mais, organização, público e artistas precisam trabalhar em sintonia, visando o bem comum.
No mais, vale pontuar que a 24ª edição do Duelo foi vencida por FBC, residente em Santa Luzia, na grande BH. Os beats foram administrados pelo DJ Tocão e a noite ainda contou com dois mini-shows – MPB Black, projeto comandado pelo cantor e compositor Ramon Goulart, e E², dupla composta por Eazy-CDA e Ed Mun.
Resumo da edição
Eliminatórias
FBC vs Nosbor
Destro vc Buchecha
Vuks vs Kaso
Vinição vs Jay Lan
Semifinal
Vuks vs Buchecha
FBC vs Vinição
Final
Vuks vs FBC
Vencedor
FBC
terça-feira, 18 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Pow
Kd as fotos e videos ? ^^
Pow
Kd as fotos e videos ? ^^
Obrigado por Blog intiresny
Postar um comentário