terça-feira, 9 de setembro de 2008

A rua me chama - 49ª edição - 05/09/08

Há um ano, as noites de sexta-feira já não são mais as mesmas em Belo Horizonte. E isso não é novidade para ninguém, principalmente do ponto de vista cultural. O que a maioria das pessoas talvez não saiba, é que desde o início, os obstáculos também fazem parte da iniciativa. Em 49 edições de Duelos de MC’s, não houve uma sequer, na qual não ocorresse algo inusitado, diferente e inesperado. Nem que seja uma tomada que decida não funcionar de última hora, sempre acontece alguma coisa surpreendente. Na última sexta, cinco de setembro, pra variar, não foi diferente.

Convidado a integrar a programação da 1ª Bienal Internacional de Graffiti de Belo Horizonte (BIG-BH), o Duelo migrou da parte inferior do viaduto Santa Tereza, para o saguão da Serraria Souza Pinto. Aos olhos da Família de Rua (FDR), uma situação que não apresentaria problemas, por alguns motivos específicos, que transitam entre o deslocamento das pessoas – que poderia ser, e foi feito de forma simples, já que a Serraria está situada ao lado do viaduto – e o espaço físico do local, que é amplo e comporta, no mínimo, um número de pessoas duas vezes maior do que o costumeiro, quando se trata de Duelo de MC’s.

Mas o que parecia simples e corriqueiro, se tornou estranho e problemático (sem a intenção de soar exagerado) e até o presente momento não foi esclarecido. Na ocasião, o Duelo rolava normalmente, em seu formato tradicional (batalhas, pocket show, roda de B.boys etc.), quando, de uma hora pra outra, chegou a notícia de que ninguém mais poderia entrar na Serraria. Neste instante, surgiu uma pergunta bastante apropriada: por quê? Visto que ainda havia espaço de sobra dentro do galpão da Bienal.

Diante da falta de respostas, no calor dos acontecimentos, com as pessoas que estavam do lado de fora (o dobro de gente, comparado com os que conseguiram entrar na Bienal) sem saber o real motivo daquela situação, a FDR decide, então, tomar uma decisão democrática: buscar o equipamento de som de sua propriedade e continuar o Duelo do lado de fora. E assim foi feito.

Cerca de duas horas depois, por volta de uma da madrugada, após o encerramento do show da banda Black Sonora, outro convidado da BIG-BH na noite, a segunda fase do Duelo de MC’s teve início em seu habitat natural, a rua. Aí foi só alegria! No cardápio, as duas semifinais, a final de duplas e a final solo. Restavam quatro duplas de MC’s: Inti e PP, Destro e HD, Dim e Vinição, Vuks e Kdu. Após vencer Destro e HD no último combate de duplas, Vuks e Kdu fizeram um duelo de compadres na final solo. No fim das contas, Vuks levou a melhor e sagrou-se campeão da 49ª edição do Duelo de MC’s.

Para concluir, vale destacar o trabalho realizado por todos os integrantes da FDR que, atuando em conjunto, conseguiram dar uma solução rápida e eficaz para um problema que poderia ter sido mais grave.

Resumo da Edição

Eliminatórias (BIG-BH)

Inti e PP vs Jhou e Hudson

Nil Rec e Doug vs Vuks e Kdu

Dim e Vinição vs FBC e Buchecha

Destro e HD vs Hamilton e Matheuzin

Semifinal (viaduto Santa Tereza)

Vuks e Kadu vs Dim e Vinição

Destro e HD vs Inti e PP

Final Duplas

Destro e HD vs Vuks e Kdu

Final Solo

Vuks vs Kdu

Vencedor

Vuks

Por PDR Valentim

Nenhum comentário: