quinta-feira, 18 de junho de 2009

Duelo de MC's especial DJ's - o Hip Hip como ele deve ser

Na última sexta, 12 de junho - dia dos namorados -, rolou a edição do Duelo dedicada aos DJ's. Em clima de tranquilidade, Roger Dee, Fael e Deivid embalaram a noite, regada a muito Rap, Soul, Funk, Dub e outros ritmos jamaicanos. Sorte de quem apareceu por lá. Dos casais apaixonados, que dançavam juntinhos, aos MC's que formavam uma roda de improviso atrás do palco, o que se viu foi ali foi a verdadeira celebração da Cultura Hip Hop, enraizada em ideais de paz e respeito. Um grande exemplo pra quem observa de fora.

Quando o Hip Hop perde

Na contramão da sexta 12, a edição anterior, acontecida no dia seis, terminou num clima nada amistoso. Era noite de Duelo de MC's Tradicional, mas não houve vencedores. Certamente, quando batalharam para chegar à disputa final, os MC's Vinição e Fabrício (FBC) não imaginavam que aquela sexta terminaria assim, orfã de um MC campeão.

O que aconteceu foi exatamente o contrário. Ao passo que Vinição e FBC se enfrentavam em cima do palco, na intenção de derrubar o adversário com elegância, através de versos e rimas inteligentes, dois sujeitos "infelizes", movidos por qualquer sorte de aditivo químico, trocavam socos em meio ao público. O motivo da confusão? Nem os própios protagonistas souberam responder.

Diante dessa situação, não há mesmo possibilidade de haver vitoriosos, mas sim, perdedores. O maior deles, sem dúvida, foi o Hip Hop. Basta levar em conta o fato de que a cultura dos Dj's, MC's, B.boys, B.girls, Grafiteiros e Grafiteiras nasceu justamente para combater esse tipo de comportamento.

Lamentável, mas a luta e o Hip Hop continuam. A falta de respeito e postura de uns e outros não manchará quase 40 anos de história.

No mais, sexta tem mais. Essa semana o Duelo de MC's se dedica às batalhas do conhecimento, quando os MC's inscritos versam acerca de temátias relevantes. É só chegar!

Nenhum comentário: