sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Um ano ímpar


Foto: Mariana Valentim

2011 foi um ano ímpar para a Cultura Hip Hop de Belo Horizonte. Ao passo que uma série de ótimos trabalhos foram lançados, entre eles “Minha Tribo é o Mundo”, do rapper e cantor Flávio Renegado, “Muito Além”, do grupo Julgamento, “Verdadeiro ou Falso”, do rapper Das Quebradas, e “Iluminado”, do MC Pedro Vuks, diferentes artistas locais circularam o país com seus shows e espetáculos e uma geração de MCs despontou na cidade, com destaque para nomes como Kdu dos Anjos, Pedro DDG, Fabrício FBC, Hot Apocalypse, Nil Rec, Destro, Simpson Souza, Monge, Din e Vinição, entre outros, que seguem produzindo seus discos, EPs, vídeo clipes e projetos a todo vapor. Sem falar no importante destaque que a imprensa mineira deu à cultura dos DJs, MCs, escritores e dançarinos durante o ano.

Para o coletivo Família de Rua não foi diferente. O ano que chega ao fim foi marcado por muito trabalho, pela superação de barreiras e obstáculos, mas também por importantes conquistas. Para além da realização do “Duelo de MCs”, toda noite de sexta-feira, e do “Família de Rua Game of Skate”, no segundo domingo de cada mês, o  grupo realizou ações de relevância e deus passos significativos em 2011. Tudo começou com a apresentação do espetáculo “Guerra de Estilos – Do Viaduto ao Palácio”. Na noite de 27 de janeiro, a cultura das disputas de técnica e estilo, tão naturais no universo urbano, foi transferida para o Grande Teatro do Palácio das Artes. O espetáculo envolveu mais de 40 artistas e integrou a quinta edição do festival Verão Arte Contemporânea (VAC).

Ainda nos primeiros meses do ano, a FDR apresentou edições especiais do “Duelo de MCs” dentro dos festivais FIMPRO (Festival de Teatro do Improviso), Palco Hip Hop e Cidade Hip Hop, eventos que marcaram a cultura da cidade no primeiro semestre de 2011. Dentre os maiores destaques do ano, o mês de junho entrou para a história do coletivo. No dia 10 daquele mês, uma sexta-feira especial, o Lapa Multshow, às vésperas de fechar as portas, recebeu o grande show de lançamento do CD/DVD “O Som que vem das Ruas”.

Álbum com 13 faixas compostas por MCs e beatmakers que estiveram mais perto do “Duelo de MCs” nos últimos anos e um documentário que conta a história dos mestres de cerimônias da cultura Hip Hop em BH desde a década de 1980, “O Som que vem das Ruas” teve exibição na TV pública mineira e em alguns festivais, como “Festival Favela é Isso Aí”, “Transborda” e “Eletronika”, foi citado na imprensa por personalidades importantes, como o rapper Emicida, e tem alcançado lugares antes não experimentados pela produção do Hip Hop local.

O segundo semestre também foi muito produtivo por aqui. Em agosto a Família de Rua estreou o projeto “Família de Rua na Estrada” dentro do programa Conexão Vivo. Com a proposta de unir a essência do skate, do Hip Hop e o intercâmbio cultural, entre agosto e novembro, o projeto passou por Salvador (BA), Juiz de Fora (MG), Belém (PA) e Uberlândia (MG), deixando marcas, fazendo muitos amigos pelo país e reunindo mais de 20 artistas em cada cidade por onde passou.

No campo da cultura em Belo Horizonte, o ano de 2011 também foi marcado pelas tentativas, avanços e recuos na construção de diálogos com o poder público e pela importância da ocupação de espaços públicos da cidade, quando Viaduto Santa Tereza torna-se um ícone essencial dessa discussão a partir do trabalho realizado pelo “Duelo de MCs”. Neste sentido, vale destacar também a criação do Conselho Municipal de Cultura, que finalmente saiu do papel e foi empossado no mês de dezembro.

A Família de Rua encerrou suas atividades no dia 16 de dezembro com a realização da última edição do “Duelo de MCs” e o início da campanha “Eu Respeito o Duelo de MCs”, que pretende levar à sociedade, ao poder público e à imprensa a importância e a legitimidade do Duelo para a cultura da cidade.

Para 2012 ficam os desejos de um ano ainda mais produtivo para o Hip Hop belo-horizontino. Entre as ações e projetos programados para o próximo ano, vale anunciar a participação da Família de Rua na sexta edição do VAC, a realização do “Duelo de MCs Nacional”, que reunirá duelistas de diferentes cidades em BH, a circulação do projeto “O Som que Vem das Ruas” e as celebrações pelos cincos anos do “Duelo de MCs”.

O coletivo Família de Rua deseja a todos os parceiros, amigos e admiradores um ano novo repleto de trabalho, realizações e conquistas.

Hip Hop, cultura eterna!

Cola com nóis!

2 comentários:

Anônimo disse...

Duelo volta quando ????

Bruno Vieira disse...

Sexta 13, hein? Nós lá.